Quem está lhe chamando?-É um inimigo ou um amigo?

O cordeiro escutando.

Evangelho de João 10:1-18

Já aconteceu de você ouvir alguém lhe chamar pelo nome, sem saber de onde vinha esta voz? Ou talvez não deu para ouvir direito devido a outros barulhos.

Preste atenção! Saiba que alguém lhe está chamando. Sim, chamando por você!

Texto completo de: Quem está lhe chamando?-É um inimigo ou um amigo?

Quem é você? Qual é seu nome? De onde você veio? Onde você mora? Para onde vai?

Você conhece o nome de sua cidade. É possível que nunca viajou para outro lugar. No entanto, sabe que sua cidade faz parte de um país bem grande, e que os diversos países compõem o mundo.

A Bíblia

Faz mais de seis mil anos que este mundo foi criado. Foi criado por Deus. Ele tem um Livro que chamamos de Bíblia, que conta como ele criou o mundo, o primeiro homem e a primeira mulher. Deus criou o homem em sua semelhança.

Desde aquele dia, muitas crianças já nasceram. E muita gente já morreu. Bilhões de pessoas já nasceram e morreram.

Você é filho de seus pais, mas foi Deus quem lhe fez. Ele fez todas as coisas. Você já parou e pensou na maneira maravilhosa em que Deus criou as coisas, inclusive você?

Seus pais puseram nome em você. Deus sabe qual é o seu nome. Sabe como se chamam todas as pessoas. Não importa a língua que você fala, Ele sabe seu nome. Sabe tudo!

Deus nos criou, e por isso conhece tudo a nosso respeito. Ele nos ama, porque na realidade, pertencemos a ele. Deus é o nosso Pai celestial. Ele se importa conosco muito mais do que os nossos próprios pais.

Deus

Deus sempre existiu. Ele vai viver para sempre. Portanto, a vida que ele nos dá é uma vida que nunca vai ter fim. Está certo, os nossos corpos vão morrer, mas aquela vida dentro de nós, a alma, vive para sempre.

Você conhece a Deus? É possível que você pergunte: “Quem é Deus? Onde ele está?”

Quer saber as respostas a estas perguntas? É claro que quer! Bem no fundo do coração, todos querem saber.

Você nunca viu a Deus, não é isso? Mas isso não quer dizer que ele não existe.

Existe apenas um Deus. Não há lugar para outro, porque Deus é tão grande que enche o céu e toda a terra. Na mesma hora ele está em todo lugar. Deus vive no céu, um lugar lindíssimo. Mas também vive no coração das pessoas que obedecem à sua voz.

Como posso chegar a conhecer a Deus? É isso que você está se perguntando? Deus tem um plano maravilhoso que nos ajuda a conhecê-lo.

Um dia aconteceu um grande milagre. Lá do céu, Deus mandou seu Filho Jesus a este mundo. Ele nasceu neste mundo como um nenê. Cresceu igual a qualquer outra criança e chegou a ser um homem. Só que tinha uma grande diferença: Jesus também era Deus. Durante três anos, andou falando às pessoas sobre o amor de seu Pai. Disse que Deus é Santo e não tolera o pecado.

Foi por isso que Deus permitiu que homens maus cravassem Jesus numa cruz, para nos salvar de nossos pecados. O amor de Jesus era tão grande que morreu para nos salvar!

Jesus é o sacrifício que é capaz de perdoar todos os pecados jamais cometidos, inclusive, todos os pecados que você já cometeu, e os pecados de todas as crianças e adultos neste mundo.

Jesus continua pendurado na cruz? Não! Morreu e foi sepultado. Ficou na sepultura? Não! Depois de três dias ressuscitou, sendo mais poderoso do que a morte. Passou mais uns poucos dias aqui na terra e voltou para o céu. Agora está esperando o dia quando Deus vai acabar com este mundo. Então ele será o Juiz de todas as pessoas.

Você conhece o Evangelho de João? Procura ler o capítulo 10. João escreve aqui as coisas que Jesus falou ao povo. Tudo que ele disse é verdade até hoje. Jesus diz que ele é o Bom Pastor e que dá a sua vida pelas ovelhas. E nós somos as ovelhas, sabia? Suas ovelhas conhecem a sua voz. Chama as ovelhas pelos seus nomes. Elas não seguem um estranho.

O estranho — a outra voz

Quem é o estranho? Aquele de quem devemos fugir! Ele é ladrão! Não gosta das ovelhas. É um mentiroso. Inclusive, ele só sabe mentir. É o diabo, o nosso inimigo. Seu nome é Satanás.

Antes de Satanás ser o inimigo de Deus, ele era um anjo no céu. Mas ficou orgulhoso e começou a querer ser Deus. Foi por isso que começou a brigar com Deus. Alguns dos anjos o ajudaram. Mas Deus, que é mais poderoso, pois tem todo poder, ganhou. Expulsou Satanás e os seus seguidores do céu. É por isso que Satanás odeia Deus.

Mas, como Satanás não pode chegar perto de Deus mais, ele agora fica com raiva das ovelhas de Deus, no caso, nós. Sendo que Satanás pecou, quer que todos pequem. Mas o pecado nunca mais entrará no céu.

Existe um outro lugar. É o lugar que Deus preparou para o diabo e seus anjos. Chamamos este lugar de inferno. O inferno é um lugar de castigo e tormento. É um fogo que nunca se apaga. É o lugar onde o diabo e seus seguidores serão castigados para todo o sempre. É o lugar mais terrível que existe, o lugar para onde Deus vai mandar as pessoas que preferem ouvir a voz de Satanás.

Satanás não quer que pensemos no inferno. Não quer que pensemos em Deus. É por isso que faz o possível de desviar a nossa atenção das coisas de Deus. Satanás quer que escutemos a sua voz.

Você já ouviu a voz de Satanás, bem no seu coração? A voz do estranho?

Às vezes ele faz de conta que tem muitas coisas boas para nos oferecer. Quer que pensemos assim: “Sou melhor do que os outros. Sou mais importante. Quero ficar em primeiro lugar. Quer apanhar? Eu brigo se for preciso. Roubar não tem nada, desde que ninguém me pegue. Que é que tem se eu contar mentiras? Todo mundo mente. Pensar coisas erradas não tem problema. Afinal, ninguém sabe o que penso. Se eu uso palavrão, aí sou homem.”

Você também pode ter pensado, em algum momento de desespero, “Não adianta mesmo, sou ruim demais. Prefiro morrer.”

Esta é a voz do diabo. Ele só sabe mentir. É por isso que quer que nós também mintamos. Ele é ladrão e por isso quer que nós roubemos. Ele é assassino. Por isso quer que odiemos os outros.

Quando você obedece a esta voz, como se sente por dentro? Se sente bem? É claro que não! Deixa a gente toda atrapalhada. Podemos até sentir vontade de sumir. É isso que Satanás quer! Gosta de fazer as coisas no escuro para os outros não saberem que é ele.

Jesus — a voz do bom Pastor

Você conhece a Jesus, o Bom Pastor? Gostaria de ser uma das ovelhas dele? Gostaria de entender quando ele fala?

Mas é claro! E é possível. A primeira coisa é parar de prestar atenção à outra voz.

E agora, quando você está bem quieto, ouvirá a voz mansa de Jesus falando, pedindo que lhe entregue sua vida toda. Vai pedir que você sinta tristeza pelos seus pecados, e que os confesse.

Talvez você já teve momentos em que pensou assim: “O que vou fazer com tantos problemas? Sou tão ruim. Não queria ser assim. Queria sempre ser bom. Queria estar num lugar onde a gente não passa fome, onde as pessoas não adoecem. O que vai acontecer comigo quando eu morrer?”

É possível que você já tenha tido muitos outros pensamentos deste tipo. Aquela é a voz de Jesus lhe chamando.

Há dias em que você está triste, sem saber por quê? Ou às vezes sente uma profunda solidão, mesmo não estando sozinho? Pode ser que você esteja com saudade de Deus, aquele que o criou e lhe ama. Ele é o Bom Pastor, que anda chamando as ovelhas perdidas. Ele chama, chama…,procura, procura… Está procurando você!

Quando este Bom Pastor lhe chamar, responda. Diga-lhe o que está sentindo, que está triste pelos pecados que cometeu. Diga-lhe como se sente, e peça que lhe salve. Quando conversamos com Deus assim, chamamos isto de oração.

Você alguma vez orou ao Deus do Céu? Mesmo que nunca orou antes, ore agora. Ele ouvirá e entenderá. Ele lhe dará a paz que seu coração deseja.

Você gostaria de ser uma ovelha deste Pastor? Ele quer ser seu melhor Amigo. Vai tirar o peso de pecado que está sentindo em seu coração. Ficará tão feliz depois. Será amoroso e bondoso. Aí, ele vai lhe ajudar a acabar com o medo que sente agora.

Mesmo que os outros lhe criticarem por querer ser cristão, lembre que Deus vai lhe ajudar. E mesmo se o estranho voltar para lhe tentar, pode confiar em Jesus. Vai lhe ajudar a vencer as tentações.

Quando você estiver seguro nos braços amorosos do Bom Pastor, será tão feliz. Terá a certeza de que um dia ele lhe levará para o céu, onde estará com Deus por toda a eternidade.

 

Contate-nos

Pedir Folhetos